Postado por Joana Kerr em 26/12/2016

Como Economizar Água e Energia no Condomínio

5 dicas para economizar água e energia elétrica sem comprometer a higiene e o conforto.

Prédios Avenida Paulista

Você é síndico de um condomínio que possui despesas muito altas com água e energia e tem sido cada vez mais difícil pensar em fazer investimentos para implantar melhorias para os condôminos?

Esse é um problema que faz parte da realidade de muitos dos condomínios de São Paulo. Grande parte convive frequentemente com o desperdício de água e energia, seja por vazamentos, problemas elétricos ou mesmo por hábitos de consumo desfavoráveis à economia.

A boa notícia é que é possível economizar até 40% a partir de recursos eficazes e uso de tecnologia de primeiro mundo sem custo para o condomínio e sem comprometer a higiene e o conforto das pessoas. Essa economia é feita com base na eliminação dos focos de desperdício, instalação de equipamentos economizadores e implementação de programas de uso consciente de água e de energia. Para saber mais, clique no link abaixo e fale com um especialista:

QUERO ECONOMIZAR DE MANEIRA SUSTENTÁVEL

1. Eliminação de Vazamentos

Quando se pensa em eliminar vazamentos, a primeira imagem que vem à mente é a quebra de paredes em busca da área afetada e o transtorno consequente. Entretanto, embora essa seja a forma utilizada pela maioria das pessoas para localizar focos de vazamento, existe uma alternativa muito mais eficaz, simples e econômica, que é o uso de geofone eletrônico, popularmente chamado de “caça vazamento”.

Trata-se de um equipamento provindo da Alemanha, país referência em sustentabilidade e economia de água e energia, cuja função é identificar vazamentos de água em até 50 metros de encanamento sem a necessidade de quebrar a superfície.

Seu condomínio pode utilizar essa avançada tecnologia sem custo, em parceria com a W-Energy, que disponibiliza todo o material necessário e efetua o serviço, sendo remunerada somente pelo valor de parte da economia obtida após a implantação das melhorias.

2. Instalação de Economizadores

Uma maneira eficaz de evitar o desperdício de água, sem impactar o conforto e higiene das pessoas, é a aplicação de arejadores nas torneiras (adaptadores econômicos que poupam cerca de 10 litros de água por minuto em relação às torneiras comuns).

O condomínio também pode economizar uma quantidade considerável de água com a instalação de sensores nas torneiras, para serem ativadas somente quando a pessoa colocar as mãos abaixo, evitando que a torneira seja deixada aberta sem o uso.

A substituição das válvulas de descarga por caixas acopladas também é um recurso muito efetivo na economia, visto que limitará a quantidade de água utilizada em cada descarga. A economia será ainda maior se for instalada a caixa com duas fases, que possibilita a escolha do volume de água utilizado conforme a necessidade.

3. Água de Reúso

Além de evitar o desperdício proveniente de vazamentos e o gasto desnecessário em torneiras e descargas, o condomínio pode economizar com a reutilização da água.

Isso pode ser feito a partir da instalação de coletores de água em ralos para destiná-la a uma estação de tratamento e, após tratada, inserir em uma caixa d’água especial para encaminhá-la somente aos vasos sanitários.

4. Economia com as Lâmpadas

Uma solução inteligente para a economia de energia elétrica é a substituição das lâmpadas convencionais pelas de LED. Apesar de serem lâmpadas mais caras, a diferença no consumo é grande, podendo chegar a 50% de diminuição do valor da conta. Portanto, rapidamente a substituição é paga e começa a gerar lucro para o condomínio.

Outra forma de diminuir os gastos com energia elétrica, especialmente nos locais externos com pouca circulação, é através da instalação de temporizadores nas luzes, com sensores que captam movimento e iluminam apenas quando houver pessoas no local.

5. Monitoramento e Manutenção

A W-Energy disponibiliza monitoramento 24 horas por dia, via web, de água e energia elétrica, de modo a identificar problemas e reduzir a despesa rapidamente. Um sistema que opera na nuvem sinaliza imediatamente, possibilitando que o síndico receba a informação em seu celular, quando ocorre um problema.

Também é disponibilizada manutenção preventiva e corretiva, sem custo para o condomínio, evitando gastos com substituição de materiais.

Quando Todos Ganham

Soluções como essas possibilitam que você, síndico, implemente melhorias em seu condomínio sem a necessidade de rateio e convocação de assembleia, visto que não envolvem investimento.

Em parceria com o condomínio, a W-Energy beneficia todos os condôminos, contribui com a diminuição de despesas e possibilita que sejam feitos outros investimentos com o dinheiro que antes estava sendo gasto desnecessariamente com água e energia elétrica em demasia.

Portanto, conheça nosso programa e inicie já essa parceria! Clique no link abaixo e entre em contato:

GO-W

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CSU
Unimed
Lucy Montoro
Instituto Mãe de Deus
Fundação do ABC
Hunter Douglas
São José
Rede D'or São Luiz
Alstom
Schneider Electric
Amil
Rodobens
Rayton
Hospital A.C Camargo
Hospital Leforte
Prevent Senior
GreenLine
Hospital Sino Brasileiro
Shopping Center 3
Hospital Nipo Brasileiro
Hospital 9 de Julho