Postado por Joana Kerr em 26/12/2016

Como Economizar Água e Energia no Condomínio

5 dicas para economizar água e energia elétrica sem comprometer a higiene e o conforto.

Prédios Avenida Paulista

Você é síndico de um condomínio que possui despesas muito altas com água e energia e tem sido cada vez mais difícil pensar em fazer investimentos para implantar melhorias para os condôminos?

Esse é um problema que faz parte da realidade de muitos dos condomínios de São Paulo. Grande parte convive frequentemente com o desperdício de água e energia, seja por vazamentos, problemas elétricos ou mesmo por hábitos de consumo desfavoráveis à economia.

A boa notícia é que é possível economizar até 40% a partir de recursos eficazes e uso de tecnologia de primeiro mundo sem custo para o condomínio e sem comprometer a higiene e o conforto das pessoas. Essa economia é feita com base na eliminação dos focos de desperdício, instalação de equipamentos economizadores e implementação de programas de uso consciente de água e de energia. Para saber mais, clique no link abaixo e fale com um especialista:

QUERO ECONOMIZAR DE MANEIRA SUSTENTÁVEL

1. Eliminação de Vazamentos

Quando se pensa em eliminar vazamentos, a primeira imagem que vem à mente é a quebra de paredes em busca da área afetada e o transtorno consequente. Entretanto, embora essa seja a forma utilizada pela maioria das pessoas para localizar focos de vazamento, existe uma alternativa muito mais eficaz, simples e econômica, que é o uso de geofone eletrônico, popularmente chamado de “caça vazamento”.

Trata-se de um equipamento provindo da Alemanha, país referência em sustentabilidade e economia de água e energia, cuja função é identificar vazamentos de água em até 50 metros de encanamento sem a necessidade de quebrar a superfície.

Seu condomínio pode utilizar essa avançada tecnologia sem custo, em parceria com a W-Energy, que disponibiliza todo o material necessário e efetua o serviço, sendo remunerada somente pelo valor de parte da economia obtida após a implantação das melhorias.

2. Instalação de Economizadores

Uma maneira eficaz de evitar o desperdício de água, sem impactar o conforto e higiene das pessoas, é a aplicação de arejadores nas torneiras (adaptadores econômicos que poupam cerca de 10 litros de água por minuto em relação às torneiras comuns).

O condomínio também pode economizar uma quantidade considerável de água com a instalação de sensores nas torneiras, para serem ativadas somente quando a pessoa colocar as mãos abaixo, evitando que a torneira seja deixada aberta sem o uso.

A substituição das válvulas de descarga por caixas acopladas também é um recurso muito efetivo na economia, visto que limitará a quantidade de água utilizada em cada descarga. A economia será ainda maior se for instalada a caixa com duas fases, que possibilita a escolha do volume de água utilizado conforme a necessidade.

3. Água de Reúso

Além de evitar o desperdício proveniente de vazamentos e o gasto desnecessário em torneiras e descargas, o condomínio pode economizar com a reutilização da água.

Isso pode ser feito a partir da instalação de coletores de água em ralos para destiná-la a uma estação de tratamento e, após tratada, inserir em uma caixa d’água especial para encaminhá-la somente aos vasos sanitários.

4. Economia com as Lâmpadas

Uma solução inteligente para a economia de energia elétrica é a substituição das lâmpadas convencionais pelas de LED. Apesar de serem lâmpadas mais caras, a diferença no consumo é grande, podendo chegar a 50% de diminuição do valor da conta. Portanto, rapidamente a substituição é paga e começa a gerar lucro para o condomínio.

Outra forma de diminuir os gastos com energia elétrica, especialmente nos locais externos com pouca circulação, é através da instalação de temporizadores nas luzes, com sensores que captam movimento e iluminam apenas quando houver pessoas no local.

5. Monitoramento e Manutenção

A W-Energy disponibiliza monitoramento 24 horas por dia, via web, de água e energia elétrica, de modo a identificar problemas e reduzir a despesa rapidamente. Um sistema que opera na nuvem sinaliza imediatamente, possibilitando que o síndico receba a informação em seu celular, quando ocorre um problema.

Também é disponibilizada manutenção preventiva e corretiva, sem custo para o condomínio, evitando gastos com substituição de materiais.

Quando Todos Ganham

Soluções como essas possibilitam que você, síndico, implemente melhorias em seu condomínio sem a necessidade de rateio e convocação de assembleia, visto que não envolvem investimento.

Em parceria com o condomínio, a W-Energy beneficia todos os condôminos, contribui com a diminuição de despesas e possibilita que sejam feitos outros investimentos com o dinheiro que antes estava sendo gasto desnecessariamente com água e energia elétrica em demasia.

Portanto, conheça nosso programa e inicie já essa parceria! Clique no link abaixo e entre em contato:

GO-W

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instituto Mãe de Deus
Rede D'or São Luiz
Hospital A.C Camargo
Shopping Center 3
São José
Hospital Sino Brasileiro
Schneider Electric
CSU
Hospital 9 de Julho
Hunter Douglas
Rayton
GreenLine
Amil
Rodobens
Hospital Nipo Brasileiro
Alstom
Unimed
Prevent Senior
Hospital Leforte
Fundação do ABC
Lucy Montoro