Postado por Joana Kerr em 27/12/2016

Desperdício de Água e Energia na Indústria

Veja como identificar os focos de desperdício de água e energia na indústria e implantar um programa de economia efetivo.

Economia de Água e Energia na Indústria

A necessidade de economizar água e energia na indústria em prol da saúde ambiental e redução de despesas é um assunto que está em evidência, visto que esse é um segmento que gera grande consumo e, em muitos casos, provoca desperdícios em suas operações.

Mas embora grande parte dos empresários tenha consciência da importância de economizar, ainda é pequeno o número de indústrias que adotam métodos realmente eficazes para a diminuição do consumo e redução do valor das contas. Geralmente, isso acontece por dois motivos: desconhecimento dos principais focos de desperdício e falta de verba para investir em programas de economia.

Conheça as principais causas de desperdício de água e energia na indústria e algumas técnicas acessíveis que podem ser utilizadas para diminuir o consumo, sem a necessidade de fazer investimento e, dessa forma, obter uma redução de até 40% nas contas.

Causas de Desperdícios de Água na Indústria

É fato que não há como evitar que as indústrias consumam um volume elevado de água na fabricação de seus produtos, entretanto existem maneiras de limitar o uso apenas ao que é realmente necessário. Isso pode ser feito por meio da eliminação de desperdícios e reutilização da água.

Um dos grandes causadores de desperdício de água em indústrias são os vazamentos em tubulações, reservatórios e até mesmo em algumas máquinas. Alguns desses vazamentos são relativamente fáceis de serem identificados, por estarem em áreas visíveis, porém em muitos casos os vazamentos ficam em locais fechados, sendo necessário remover maquinários e, às vezes quebrar paredes para encontrar o ponto a ser reparado.

Esse é um dos motivos pelos quais muitos proprietários de indústrias postergam a iniciativa de reduzir o desperdício. Entretanto, há uma maneira simples de resolver esse tipo de problema, que é através de um geofone eletrônico. Trata-se de um equipamento importado da Alemanha, país referência em economia de água, conhecido popularmente como “caça vazamentos”, que consegue identificar vazamentos em até 50 metros de encanamento, sem precisar quebrar a superfície.

Outra forma de reduzir o desperdício na indústria é instalando economizadores nas saídas de água. Com a instalação de vaporizadores nas torneiras e substituição de descargas de fluxo contínuo pelas que têm caixa acoplada com dois níveis de volume, há uma diminuição significativa do gasto de água sem interferir na rotina das pessoas.

Reutilizar água também é uma boa alternativa, que tem sido adotada por algumas empresas conscientes. Após tratada, a água pode ser utilizada para lavar máquinas, resfriar peças, em descargas etc.

Causas de Desperdícios de Energia na Indústria

A maior parte das despesas de uma indústria é com energia elétrica, pois o maquinário depende da energia para funcionar. E como o uso das máquinas é contínuo, parece impossível reduzir o consumo!

Contudo, muitas máquinas consomem energia além do necessário por problemas técnicos. Quanto mais antigo o maquinário, maior a probabilidade de consumir energia em demasia. Por isso a importância dessas máquinas passarem por manutenção frequentemente e também por uma avaliação técnica para verificar se há possibilidade de fazer algum ajuste para diminuir o seu consumo de energia.

A iluminação da fábrica, em muitos casos, também é responsável pelos gastos excessivos de energia. As lâmpadas de mercúrio ou mistas, que ainda são bastante utilizadas, consomem muito mais energia do que as de LED, por exemplo. Portanto, uma forma bastante eficaz que contribui para a economia de energia na indústria é através da substituição das lâmpadas convencionais pelas de LED, que, inclusive, iluminam melhor o ambiente.

Revisar a parte elétrica da indústria para corrigir problemas de qualidade e de distorção harmônica é uma outra forma de reduzir os desperdícios, além de evitar a queima de equipamentos, especialmente quando há quedas do fornecimento pela Eletropaulo.

Também é importante fazer uma averiguação da cobrança das contas anteriores em paralelo com uma análise energética da indústria, pois às vezes acontece de a fábrica ser avaliada de maneira errônea e, assim, serem cobrados valores mais altos do que os realmente consumidos.

Programa de Economia de Água e Energia na Indústria

Ao considerar a possibilidade de aderir a um programa de economia de água e energia na indústria, a primeira preocupação que surge na mente do empresário é com o custo. Mas existe uma forma de implantar esses métodos de economia e ser beneficiado com até 40% de redução nas despesas, sem precisar investir.

Com o Programa Go-W são feitas todas as avaliações e instalações necessárias para eliminar os desperdícios, é feita manutenção corretiva e preventiva e é implantado um equipamento que monitora o uso da água e da energia 24 horas por dia para evitar novos focos de desperdício, sem custo para a indústria. A W-Energy arca com todo o investimento, sendo remunerada apenas por parte da economia obtida.

Conheça esse programa que tornará sua indústria mais sustentável e ainda trará lucro para o seu negócio!

CONHEÇA O PROGRAMA GO-W

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Unimed
Hospital Nipo Brasileiro
Hospital 9 de Julho
Lucy Montoro
GreenLine
Hunter Douglas
Alstom
Hospital A.C Camargo
Rodobens
Schneider Electric
CSU
Instituto Mãe de Deus
Shopping Center 3
Rayton
Fundação do ABC
Prevent Senior
Hospital Sino Brasileiro
Amil
São José
Rede D'or São Luiz
Hospital Leforte