Postado por Joana Kerr em 29/12/2016

Economia e Responsabilidade Ambiental sem Investimento

Reduza o consumo de água e energia e dê visibilidade à responsabilidade ambiental de seu comércio sem precisar investir.

Sustentabilidade

Quem administra grandes lojas e supermercados, hoje em dia, sabe da importância da responsabilidade ambiental, bem como da necessidade de reduzir despesas, especialmente das contas de água e energia, já que o país tem sofrido com a escassez desses recursos naturais e está vivendo um momento de crise econômica.

Porém, vários estabelecimentos ainda relutam em implantar programas de economia devido ao desconhecimento das alternativas sustentáveis disponíveis e à falta de verba para o investimento inicial.

Alternativas de Economia de Água

O primeiro passo em prol da sustentabilidade no negócio é identificar e eliminar todos os vazamentos de água e ficar atento a novos episódios, evitando, assim, a recorrência do problema.

Fazer a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos da loja, trocando peças danificadas em torneiras e máquinas, por exemplo, também é essencial para evitar desperdícios e gastos desnecessários.

Eliminados os focos de perda de água, é importante incluir na rotina do dia a dia métodos de economia para reduzir o consumo sem impactar na qualidade do serviço prestado e no conforto das pessoas. Para tanto, recomendamos a instalação de vaporizadores nas torneiras e substituição das descargas de fluxo contínuo por caixas acopladas com duas fases, que diminuem o volume de água utilizada e possibilitam o controle da quantidade gasta, conforme a necessidade.

Alternativas de Economia de Energia

Economizar energia em grandes redes pode parecer inviável, devido à necessidade de manter sempre muitas luzes acesas e, em alguns estabelecimentos, em função dos equipamentos que precisam funcionar constantemente, como geladeiras, freezers, máquinas de frios, computadores, entre outros. Isso porque não há possibilidade de simplesmente desligar as máquinas e apagar as luzes. É preciso implantar tecnologias inteligentes para minimizar os gastos.

Assim como no caso da água, com a energia elétrica também é possível identificar e eliminar focos de desperdício e utilizar técnicas para reduzir o consumo. Por isso a importância de fazer sempre a manutenção dos equipamentos, avaliar as instalações elétricas e monitorar o uso de energia constantemente para sanar eventuais problemas técnicos que provoquem o consumo excessivo.

Além desses cuidados, uma forma bastante eficaz de reduzir os gastos com energia elétrica é substituindo as tradicionais lâmpadas de mercúrio pelas de LED, que embora um pouco mais caras, economizam até 50% de energia, são mais duráveis e iluminam melhor o ambiente. Outra ação a favor da redução do consumo de energia elétrica é a instalação de sensores de presença em corredores com menor circulação de pessoas. Normalmente esses sensores são instalados em áreas externas, como corredores laterais das lojas, saídas dos fundos e estacionamentos.

Programa Go-W

Para viabilizar a implantação de programas de economia de água e energia elétrica em estabelecimentos comerciais como lojas de grandes redes, supermercados e shoppings, a W-Energy importou da Alemanha, país referência em economia e sustentabilidade, uma tecnologia que possibilita a fácil identificação de focos de perda de água e energia, a rápida resolução desses problemas e implementação de novas opções para aumentar as oportunidades de economia.

Um dos equipamentos importados da Alemanha que viabiliza esse trabalho, por exemplo, é o geofone eletrônico que aponta os locais internos com vazamento de água, em até 50 metros de encanamento, sem a necessidade de quebrar a superfície. Identificado esse vazamento, a W-Energy faz o reparo, utilizando peças e ferramentas também trazidas da Europa, e rapidamente cessa o desperdício.

A W-Energy também corrige falhas em equipamentos que consomem energia além do necessário e corrige problemas elétricos, como os de distorção harmônica, proporcionando não apenas a economia de energia, mas evitando a queima de aparelhos em momentos de queda e retorno da energia elétrica fornecida pela Eletropaulo.

Com o programa Go-W, além de serem realizadas essas ações para eliminar o desperdício e reduzir o consumo no dia a dia, é feito monitoramento 24 horas por dia do uso da água e da energia a fim de identificar e sanar, imediatamente, eventuais falhas técnicas que possam provocar novas situações de desperdício.

Responsabilidade Ambiental com Investimento Nulo

Saber da importância de ser uma empresa sustentável e conhecer os recursos para implantar um programa de economia de água e energia é fundamental para alcançar bons resultados no negócio, mas somente fará a diferença em seu estabelecimento se essa estratégia estiver ao seu alcance. Por esse motivo, a W-Energy criou uma plataforma de trabalho que viabiliza a implantação do programa Go-W com esses benefícios em todas as lojas da sua rede, incluindo as das cidades mais afastadas, sem a necessidade de investimento.

Isso é possível porque com a tecnologia importada da Alemanha e a equipe de engenheiros altamente treinada para efetuar o serviço de implantação do programa, há a garantia de redução de até 40% nos valores das contas de água e energia elétrica. Então a W-Energy arca com as despesas de material e mão de obra e assume o risco de ser remunerada apenas por parte da economia obtida pelo estabelecimento.

Dessa forma, o proprietário das lojas ou supermercados consegue implantar o programa Go-W mesmo sem ter dinheiro em caixa, sendo beneficiado com mão de obra qualificada, economizando com a manutenção de seus equipamentos e compra de suprimentos, evidenciando a responsabilidade ambiental de sua rede e reduzindo custo, o que, consequentemente, aumenta sua margem de lucro sem perda da competitividade.

Sendo assim, aproveite a oportunidade de reduzir as despesas e dar visibilidade à responsabilidade ambiental do seu comércio! Clique no link abaixo e entre em contato:

CLIQUE AQUI PARA TORNAR SEU NEGÓCIO SUSTENTÁVEL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GreenLine
Hospital A.C Camargo
Alstom
Hospital Nipo Brasileiro
Rede D'or São Luiz
Schneider Electric
Hospital Leforte
Shopping Center 3
Rodobens
Instituto Mãe de Deus
Unimed
Hunter Douglas
Lucy Montoro
CSU
Prevent Senior
Fundação do ABC
Hospital 9 de Julho
Amil
Hospital Sino Brasileiro
São José
Rayton